quarta-feira, 20 de novembro de 2013

BANCADAS DE PORCELANATO


Já conhece essa novidade?
Bancadas de granitos e mármores nem vou comentar, pois isso não é novidade para ninguém, né!!!

Com a tecnologia do mercado geral, as fábricas têm se especializado na produção de novidades sintéticas para substituição das pedras naturais, tais como os produtos da marca Silestone (sim, Silestone é uma marca geristrada), os Marmoglass, Nanoglass, etc que entraram no mercado para substituir o uso dos mármores e granitos para a execução de bancadas

Mas o que é novidade para muita gente são as bancadas produzidas em porcelanato. Sim! Porcelanato de piso mesmo!!

Material produzido em escala industrial, as peças produzidas em massa única de porcelanato, os chamados Técnicos, podem sim ser usados para fazer bancadas de banheiros, lavabos, cozinhas, copas e etc.

Diferenças:
Claro que se tratando de material diferenciado, algumas observações deverão ser analisadas antes da execução, como as seguintes:

1 - As peças de porcelanato normalmente vêm em tamanhos menores que as chapas das pedras naturais, ou seja, são do tamanho dos produtos para piso mesmo como 90x90, 80x80, 60x120, 60x60. Ainda não é possível fazer do tamanho que “se quer”.

2 – Como esses tamanhos são estabelecidos de acordo com o forno de cada indústria, o ideal é encontrar o formato que melhor que adapta para o tamanho das bancadas planejadas para seus espaços. Muitas vezes irá acontecer certos recortes para se ajustar aos tamanhos estabelecidos.

3 – O assentamento poderá ser feito sobre a alvenaria (assentamento normal com argamassa) ou a bancada será construída e colocada sobre uma estrutura metálica no qual será a sustentação dessa bancada confeccionada.


4 – A mão de obra deverá ser especializada para que saia com capricho, uma vez que esse material exige exatidão e rigor quanto aos recortes e as junções que serão necessários.

Separei alguns modelos e algumas instalações para que você entenda e veja como ficam lindas e elegantes quanto finalizadas com capricho.


Modelo 1 - Cuba suspensa de porcelanato polido. Detalhe para os recortes que foram usados como efeito decorativo. Situações semelhantes, tire aproveito da simetria.


Modelo 2 - Bancada de porcelanato polido. Ousadia no design da bancada.


Modelo 3 - Bancada e rodamão de porcelanato amadeirado.


Modelo 4 - Bancada de porcelanato polido na cor Fendi.


Modelo 5 - Bancada com cuba recortada no próprio porcelanato polido na cor Fendi.


Modelo 6 - Bancada de cozinha de porcelanato polido na cor bege. Detalhe para a minuciosidade dos recortes.


Modelo 6 - A mesma bancada da foto acima em outro ângulo.


Modelo 7 - Outra bancada de cozinha de porcelanato com a instalação da cuba de inox, cooktop e a marcenaria.


Modelo 8 - Bancada de porcelanato polido para lavabo. Detalhe no apoio para peças decoradas que também é de porcelanato.


Modelo 8 - A mesma bancada em outro ângulo.


Modelo 8 - Instalação da bancada. Veja na foto que a sustentação é através da estrutura metálica que está fixada na parede. As peças do porcelanato foram coladas e fixadas sobre essa estrutura.


Modelo 9 - Bancada para mini copa de porcelanato polido branco marmorizado.


Modelo 9 - Foto da bacada acima. Estrutura de alvenaria. Neste, o porcelanato foi assentado com argamassa especifica. Detalhe para esta estrutura branca recortada na cuba de inox, isto é a estrutura do armário em MDF, ou seja, a instalação dos armários ocorre normalmente.


Modelo 10 - Bancada com recorte para a cuba no próprio porcelanato e já com o furo para a instalação da torneira.


Modelo 11 - Modelo semelhante a bancada da foto acima. Neste, os equipamentos estão todos instalados, torneira, sifão e marcenaria.


Sifão flexível - Modelo de sugestão para instalação.



Legal o que o povo inventa né! Mas é perfeitamente possível, viável e resistente.

Espero que tenham gostado dessas novidade que, para alguns até que não é tão novidade não, mas para outros é sempre uma grande curiosidade.

Muito Obrigada e grande abraço para todas!!



Participe do meu blog. Seja mais um membro. Venha participar das atualizações, deixar recados e expor seu ponto de vista em relação aos temas. Para mim, será um prazer!!!




As imagens contidas no blog são retiradas de outros blogs e sites aleatórios da internet. Caso seja o proprietário das imagens e não estiver de acordo com o uso, por favor, entrar em contato e solicitar a retirada das imagens. Obrigada!


by Clara Helou Castilho.

20 comentários :

  1. OLÁ CLARA
    GOSTEI MUITO DA IDÉIA, MAS ESTOU REALMENTE SURPRESO É COM O ACABAMENTO DAS JUNTAS, QUAL O MATERIAL UTILIZADO?

    GRATO ESPARTACO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que gostou dessa novidade!
      Então Sparatacus, uma bancada de porcelanato é construída á partir da junção das próprias peças recortadas do porcelanato. Quando se faz o corte, o acabamento da borda é através do corte do tipo "meia esquadria" que é o corte em 45° para unir a peça de cima com a vista que vem encaixando por baixo. Após essa junção é bom dar uma leve lixadinha (tipo polimento) para tirar as rebarbas do corte.
      Daí fazer a fixação com massa plástica, como as de granito mesmo.
      Esse processo dos recortes e junções deve ser feita para cada canto, cada aresta da peça. Fazendo assim uma espécie de "caixa de porcelanato" o qual será fixada na parede, receberá os furos para instalação de cubas e torneiras e está pronta sua bancada.

      Não é um processo fácil, né, mas hoje em dia tem muita gente se especializando nesse tipo de serviço. O segredo é encontrar esse "cara".. srsrsr

      Espero ter respondido. Muito Obrigada.

      Excluir
  2. Olá Clara, todo mundo fala que o porcelanato é sensível demais, que mancha muito, nunca imaginei que fosse possível utilizá-lo em locais como pia, acho q a manutenção deve ser complicada, ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi PRETA, tudo bem?
      Quero começar me desculpando pela demora da resposta da sua pergunta, mas foram os compromissos e as festanças desse dias.. srsrsr.
      Mas deixa eu te contar. Quanto á manutenção por incrível que pareça, quando vc usa produtos com qualidade e selos de garantia e excelência não vai te dar problema nenhum. Para vc ter uma ideia nas bancadas de cozinha quando se está suja de gordura ou restos de alimentos, você pode limpar com detergente ou saponáceo (sapólio) ou X-14 e esfregar com o lado verde mesmo da esponja que vai remover a sujeira e não vai arranhar. Pode fazer o teste!!!
      Só não é recomendado esses produtos de limpar alumínio (de panela de cozinha) e não esfregar com palha de aço, que aí sim dá problema.
      Como já trabalho com a marca Portobello, pode usar qualquer porcelanato da marca e manter sua rotina de uso diário da cozinha ou banheiro ou para o piso, NORMALMENTE.

      Espero ter contribuído um pouco mais com essa novidade.

      Abraço e aproveite mesmo todo esse espaço para qualquer dúvida.

      Bjuuu e Feliz Ano Novo!!

      Excluir
  3. Quero encontrar aqui em Goiânia alguém que faça para mim uma bancada para cozinha em porcelanato. Talvez vocês possam me dizer. Quem assenta cerâmica consegue?

    ResponderExcluir
  4. Estou em Brasília e o único local que encontrei achei caro. Tenho certeza que o preço é ainda por conta da novidade e dos poucos profissionais que fazem esse trabalho. bancadas de porcelanato para banheiros valoriza muito o acabamento do ambiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode me indicar onde achou em brasília para fazer essas bancadas com porcelanato, obrigado.

      Excluir
  5. oi linda eu estou comensando a vender uns perfis para acabamentos de pisos gostaria de saber que tu aja do producto os productos son da argentina e comensamos a importar a poco tempo pagina www.atrim.com.ar obrigado

    ResponderExcluir
  6. Nossa eu adorei, você saberia me informar se tem algum lugar que faça no ABC São Paulo? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joice, tudo bem!
      Bom, eu sou daqui de Goiânia então realmente não vou poder te ajudar no que precisa, na indicação que precisa.
      Mas é preciso descobrir e conversar com gente que realmente entenda do assunto e que já tenha uma certa pratica no tipo de corte e acabamento que se exige para a execução de uma dessas bancadas.
      Sei que como o mercado está sempre exigindo gente capacitada e habilidosa e esses tipo de serviço já não tão novidade mais nessa área, acredito que não terá dificuldades não. Outra alternativa e ver nas marmorarias (um especialista marmoreiro) provavelmente eles saberão providenciar isso pra vc.
      Um grande abraço aproveite bastante do blog.
      Bjuuu

      CHC

      Excluir
  7. Olá, gostaria de entender melhor como se faz o apoio da bancada de porcelanato para cozinha. Obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Barbara, tudo bem!
      Então, como mostra algumas fotos acima, o ideal é fazer uma estrutura metálica chumbada na parede e fazer a fixação do porcelanato na parede apoiado nessa estrutura. Claro que o tampo deve ser fixado junto com as vistas das laterias a partir do corte em meia esquadria fazendo assim todo o apoio para depois se fazer o corte para a fixação da cuba e da torneira.

      Abraços e boa obra

      Excluir
  8. Olá Clara, tudo bem!
    Com são caladas as placas de porcelanato?
    é com massa plástica
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Agnaldo.
      Tudo certo!
      As placas são coladas com massa plastica sim. É o mesmo procedimento que se faz uma bancada de granito mesmo a diferença é que no porcelanato a massa é menos espessa, ela é de 8 a 12 mm variando do fabricante e as pedras são em média 20mm.
      Mas é uma excelente saída para bancadas de lavabo, mino copa, banheiros... eu gosto muito!!

      Obrigada e aproveite o Blog.
      Abraços!!

      Excluir
  9. Oi! Ameeeeiiiiiii os produtos. Gente fiquei louca to contruindo e quero uma bancada destas na minha cozinha.
    Amiga estou em Goiänia. Pode me indicar um lugar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...
      então aqui o ideal é encontrar o profissional especializado nesse tipo de acabamento, são com os assentados especializados mesmo e não em um lugar, ok!

      Abraços e obrigada.

      Excluir
  10. Olá Tudo bem???
    Alguma indicação em São PAulo?
    Grata,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janaina, aqui tudo bem sim e com vc?
      Flor olha só, infelizmente não tenho indicações aí de SP, gostaria muito de te passar, mas caso surgir alguma já a informo, ok!
      Grande abraço e obrigada.

      Excluir
    2. Di Pietra São José dos Campos, são especialistas...

      Excluir
  11. Olá,
    Estou muito interessada nas bancadas de porcelanato para minha cozinha, porém não sei quem faz esse trabalho aqui no RJ. Você tem alguma indicação?
    Obrigada!

    ResponderExcluir