sexta-feira, 11 de outubro de 2013

ADEGAS


Um ambiente como este, como qualquer outro ambiente, deve-se antes ser pensado e planejado. Excelente apreciadora de vinhos que eu sou, (só sei beber, sem nenhum conhecimento técnico.. srsrs) gosto de toda envolvência que o assunto trás e acompanhando vários projetos tenho notado como é crescente a apreciação por esses espaços intimistas criado dentro de casa para receber os verdadeiros amigos.

Podemos separar as adegas de duas formas, as climatizadas e as sem refrigeração.
O fato é que as garrafas devem estar condicionadas a uma temperatura medianamente baixa.
Tempos atrás esses espaços eram localizados em algum tipo de galpão ou porão das casas, justamente por se tratar de ambientes normalmente mais frios, excelente exemplo para as adegas sem refrigeração, pois mantém a temperatura ideal constante. 

Mas para as condições atuais, cada vez mais crescente são as pedidas por adegas integradas ao estar, ao gourmet ou a cozinha. Espaços dentro de casa. O ideal é que esses espaços sejam afastados das radiações solares e excessos de claridades. Para isso, falamos das adegas climatizadas. É... estou falando de espaço e não daquelas mini adeguinhas que ficam encostadas na parede, que também faz parte de uma composição bastante interessante.


Sala 1 - Adega fechada como um grande armário, onde as garrafas são vistas parcialmente pelo visor de vidro. 


Sala 1 - Outra vista de toda adega em campo visual maior. Repare que nesse mega armários possuem todos os compartimentos necessários para armazenamento das garrafas  e demais equipamentos.


Uma adega em forma de cápsula. Climatizada e de separado acesso.


Um pequeno cantinho separado pela porta de correr. Armazenamento somente para as garrafas e algumas caixas que estão na prateleira superior.


Sala 2 - Uma sala de jantar com uma linda adega de fora a fora fechada pelas portas de correr. Até parece um lindo painel decorado.


Sala 2 - Vista em outro ângulo da mesma sala da foto acima.

Hoje há empresas especializadas para este tipo de instalação.
Uma boa adega precisa ter o cuidado de proporcionar em seu ambiente o seguinte:
  • Climatização..... esses espaços funcionam como uma grande geladeira. Média da temperatura a 14 °C.
  • Iluminação adequada e delicada..... isso não é somente para fazer o efeito intimista que se pede, mas sim, para evitar a oxidação das bebidas causadas pela claridade em excesso ou pelo calor emitido pelas lâmpadas. Muitos projetos pode-se usar LEDs.
  • Marcenaria planejada..... que seja planejado o armazenamento ideal para as garrafas, taças, caixas e outros equipamentos e utensílios que serão utilizados nesse espaço. 
Quando se tem mais espaço, esses espaços podem ser tomados por mobília, uma bancada com pia para os preparos da degustação, armários para guardar livros sobre os assuntos, música ambiente, enfim, pode-se ter um espaço completo. Em outros casos, somente a adega fechada e toda ambientação fica por conta do ambiente em que está inserido.

Para deixar o ambiente um pouco mais descontraído, há aqueles que incluem uma mesa de jogos, seja de pôquer ou bilhar para deixar a diversão fluir.


Sala 3 - Uma linda sala de estar confortável  para receber bem os amigos e familiares.


Sala 3 - Outra vista da sala. Note que em ambientes assim é bastante tipico e elegante usar moveis de madeira, seja natural ou o MDF. Tons pasteis e neutros contrastando com o preto ou o branco e iluminação indireta e contida.


Uma sala co características rústicas com toques de moderno. Adoro essa adega porque ela é imponente e trás permeabilidade visual em todo seu interior. 


Um pequeno espaço fechado dentro de um hall de circulação. A cor preta em composição com a madeira confere elegância e classe a esse espaço.


Adoro esses nichos um de cada forma e cor. É bom para separar as garrafas por categoria, tipo e formato.


Até parece um quartinho para degustação. Achei muito confortável e acolhedor. Gosto dos tons da cor do vinho para as peças decorativas, deixa o ambiente mais aquecido.


Sala 4 - Agora essa sala de estar é FANTÁSTICA. Repare que o piso é de vidro e através dele você tem toda a visão da adega na parte inferior, incandescente com essa iluminação azul. Demais!!!


Sala 4 - Vista interna da adega. Ulta moderna. Esses compartimentos para as garrafas são de acrílico para que a iluminação seja rebatida criando esse efeito vibrante.


Sala com uma adega em um pequeno espaço reservado somente para o armazenamento das garrafas.


Esta sala até parece um mini bistrô. Gostei muito. Valorizou os espaços, a iluminação, as texturas das paredes e essa bancada de apoio para as peças de degustação facilita a usabilidade deste espaço.


Esta é a vista externa de adega de um restaurante. Fechada por portas de correr e climatizada.

Aproximando do espaço.


Vista interna. Esse tipo de adega possui um sistema chamado B´BLOCK. Esse sistema são esses anéis que apoiam o gargalo das garrafas na inclinação correta para armazenagem (segundo estudos).

Modelo do sistema B´BLOCK.


As garrafas são armazenadas desta forma, através desse sistema. Seguindo uma inclinação de 13°. 


Foto modelo das garrafas em seu armazenamento.


A arquiteta Flora Bittencourt, também diretora da Lacava Adegas Personalizadas em Porto Alegre, conta que a maior parte dos interessados em ter uma adega em casa são os homens acima de quarenta anos. "Eles entendem a adega como parte de um ambiente íntimo onde se pode receber os amigos para relaxar e conversar".

O importante não é se preocupar somente com o espaço. Seja criativo, tenha bom gosto e disposição!!!


Se você está gostando desse espaço. Siga-me para ficar por dentro das postagens. Participem também, com comentários, depoimentos, sugestões e dicas para melhoramento para que este espaço seja suficientemente agradável para todas vocês.
Muito obrigada pela companhia.

Abraços!!


As imagens contidas no blog são retiradas de outros blogs e sites aleatórios da internet. Caso seja o proprietário das imagens e não estiver de acordo com o uso, por favor, entrar em contato e solicitar a retirada das imagens. Obrigada!


by Clara H. Castilho

Nenhum comentário :

Postar um comentário