sábado, 31 de agosto de 2013

SHABBY CHIC E PROVENÇAL


Dois estilos semelhantes, porém contextualizados diferentemente.
Muito fã dos estilos românticos e mais ainda quando começaram a usar esse estilo na decoração das casas aqui no nosso país, das festas de aniversário, casamentos, batizados enfim, afinal é tudo tão fofo não é mesmo!!

Mas esses estilos se tornou popular devido seu caráter mais feminino e romântico, cara de "casinha de boneca". Tudo que olhamos com esse caráter chamamos de “provençal”... Na verdade não é bem assim não.

Nesse mundo romântico, rústico com florzinhas e cores claras, há outros estilos que estão por trás devido um contexto histórico. Daí, para aprender a distinguir cada um, fui atrás.

Shabby Chic!!!

Talvez você nunca nem tenha ouvido falar esse nome, mas existe.
O Shabby significa desgastado, velho. Esse estilo tomou características das casas de campo da Grã Bretanha no inicio do século passado. Bem com uma cara campestre mesmo.

Nas décadas de 70 e 80 esse estilo se popularizou nos Estados Unidos ganhando uma nova releitura, classificando como Shabby Chic, que nada mais é que “o velho que é chique” ou o “chique gasto”. Que é mesclar peças modernas e sofisticadas com móveis antigos surrado, aqueles gastos pelo tempo.

A ideia é resgatar a importância da reutilização das peças de família que faz parte da história e trazer para o cotidiano mesclados com peças modernas e sofisticadas, agregando aí elementos da decoração como velas, flores, candelabros e etc.

Características típicas do estilo: mobília gasta e envelhecida inserida na composição, estampas florais de tons claros. Mobília de madeira, de ferro e metal pintado. Ambientes arejados para incidências da luz do dia.















Provençal!!

Estilo que surgiu no sul da França, na região de Provença há séculos atrás. Estilo predominantemente campestre. Os camponeses inspirados nos costumes dos moradores da corte francesa deram inicio ao "estilo provençal", mas claro que tudo ao seu modo e com os elementos que possuíam e outra naquele tempo também isso não era um estilo, era uma forma de viver.

Devidos os campos de lavanda que existia nessa região, esse é um elemento que bastante caracteriza o estilo tanto como a sua cor, o lilás quanto ao formato das flores nas estampas dos tecidos e nos adornos decorados de casa.

Ao contrário como muito se pensa, até mesmo eu, a estilo provençal não é um estilo predominantemente romântico e sim mais rústico e natural mesmo.

Características típicas do estilo: tons claros como brancos, azuis e rosados, estampas florais principalmente o uso e caracterização da cor e da forma da lavanda. Uso da madeira principalmente com o efeito patinado. Sofás e poltronas bastante almofadadas. Alguns ambientes com piso ou parede de pedra e  madeira. Tijolo aparente nas paredes e elementos decorativos de porcelana.






















Sei que as convenções diferenciam os estilos. Mas confesso aqui. Ou shabby chic ou provençal, dá na mesma para a minha humilde pessoa. Misturaria tudo e me sentiria apaixonada com tudo isso. 
Muito legal né!!!

Abraços para todas!!!





Não tenha medo de ser feliz. Felicidade não tem dono. Encontre-a dentro de si e espalhe por onde passar!!!



As imagens contidas no blog são retiradas de outros blogs e sites aleatórios da internet. Caso seja o proprietário das imagens e não estiver de acordo com o uso, por favor, entrar em contato e solicitar a retirada das imagens. Obrigada!


by Clara Helou Castilho.

Nenhum comentário :

Postar um comentário